Quando o vôo 832, da Southern Airways, caiu no dia 14 de novembro de 1970, levou consigo mais de setenta vidas, sendo quarenta delas de atletas e treinadores da Universidade de Marshall. Um grupo de jovens talentos e com uma equipe de técnicos respeitada e admirada pela comunidade local.
O que começa de maneira trágica, logo se torna uma missão cheia de emoção, superação e lições de perseverança. E é para mostrar esse processo que o diretor McG abraçou o processo de filmar e produzir "We Are Marshall" (Somos Marshall).
Mas para quem gosta de futebol americano, como eu e todos os fãs que frequentam esse blog, muito mais do que a história em si, o mais interessante é perceber alguns aspectos do jogo.
Como por exemplo, a ajuda que o então treinador da universidade de West Virginia, Bobby Bowden (que mais tarde viria a se tornar uma da maiores lendas do futebol americano universitário) deu aos Thundering Herd ao permitir que eles assistissem vídeos
das partidas de sua equipe a fim de conhecer mais a respeito da veer offense.
Para quem não conhece, a veer é uma formação usada sobretudo no nível de high school, tratando-se de uma ótima opção quando a equipe possui uma linha ofensiva frágil.
Jack Lengyel, treinador de Marshall, era um entusiata da power I formation, mas percebeu que contra times muito mais fortes fisicamente, ele não seria páreo. Inclusive, o jogo que fecha o filme, frente à "Xavier Pirates" (que na realidade utiliza como apelido Musketeers), é possível ver o quão precisas eram as jogadas utilizando a veer.
Mesmo não tendo obtido sucesso em campo, a história dos atletas que formaram aquela equipe servem como exemplo a todos nós. Justamente porque trata da coisa mais importante para um pais que engatinha no esporte, como é o caso do Brasil: respeito ao futebol americano.
Assista ao trailer e leia abaixo fatos curiosos sobre o filme. Divirta-se!
Você Sabia?
- Que atletas como Chad Pennington (Dolphins), Randy Moss (Patriots) e Byron Leftwich (Buccaneers) foram atletas formados pela MU?
- Que o treinador Red Dawson (no filme interpretado por Matthew Fox) faz ponta no filme como o treinador da Morehead State?
- Que antes de ajudar Lengyel, Bobby Bowden já tinha tentado homenagear os mortos da tragédia, pedindo permissão para fazer o último jogo da temporada de 1970 vestindo os uniformes dos Thundering Heards?
29 junho 2009
Somos Marshall vai além da emoção por trás do esporte
Marcadores:
cultura,
DVD,
filme,
futebol americano,
Somos Marshall
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Matou a pau Miúra, muito boa a matéria.
Logo logo vamos fazer um podcast especial sobre filmes de football, e com certeza "We are Marshall" vai estar na lista!
Abraços e parabéns pelo site!
Boa Miura é um filmasso mesmo...
Postar um comentário