14 março 2007

Sistema de jogo em evolução

A partir deste ano os campeonatos da Liga Paulista de Flag sofrerão uma importante alteração na sua concepção, já que as equipes passarão a jogar com oito atletas e não mais sete, como acontecia até então. Com isso, muita coisa deve mudar na sistemática de jogo desenvolvida pelas equipes, tanto no ataque quanto na defesa.

Para o manager do Brazil Devilz, André Heiras, a dinâmica do jogo mudará completamente: "A partir de agora vai ser possível armar a linha ofensiva com cinco homens, sem necessariamente ter que optar pela jogada corrida", comenta.

Marco Bucci, manager do Metropolitan Locomotives, atual campeão da Liga, concorda com a opinião de Heiras e ressalta que as variações aumentaram consideravelmente: "As possiblidades para criar um playbook são enormes. Cada time deverá estudar as formações que mais se adaptam ao grupo de jogadores".

A maior variação e possibilidades causará mudanças também na defesa. Com os oito jogadores, a tendência é que os sistemas se tornem mais agressivos, aumentando assim a pressão sobre os quarterbacks. Heiras resume bem o papel da estratégia defensiva:

- No último torneio da Liga, as defesas eram basicamente montadas com 3 Defensive linemans, 3 Defensive backs e um Safety. A partir de agora podemos concentrar mais blitzes, com as defesas ficando mais agressivas, como já acontece no Arena Football (modalidade indoor de FA, disputada nos Estados Unidos).

Mas o aumento de jogadores não deve necessariamente diminuir o espaço para jogar. Com a possibilidade de maior variação no plano de jogo, a tendência é que as equipes alonguem horizontalmente as jogadas, liberando assim o meio do campo principalmente para os Tight Ends.

A pergunta que fica é: quem levará vantagem com a mudança? Defesa ou ataque? Na opinião dos dois managers, esta resposta variará de equipe para equipe, já que tudo dependerá, mais uma vez do sistema de jogo adotado.

Que vença o melhor coordenador técnico!

Nenhum comentário: