02 julho 2009

RJ Imperadores: estado unido para vencer

Que o Rio de Janeiro é o pólo do futebol americano no Brasil com mais tradição, ninguém nega. Com o campeonato estadual (categoria areia) completando dez anos, é difícil imaginar que o esporte possa mirar desafios ainda não alcançados. Pois para quem forma o RJ Imperadores, muito mais do que objetivos, o que está a frente é a chance de mais uma vez fazer história.

Isso porque a equipe vem se posicionando como o representante estadual na categoria grama (fullpad) e será o time carioca no Torneio Touchdown 2009, liga nacional que reunirá oito equipes espalhadas pelo Brasil.

Por ser o único time a estar jogando na grama, o Imperadores conseguiu um fato difícil em diversos outros locais do país: aglutinou talentos de várias equipes, conseguindo montar um roster que reune vários atletas da seleção carioca e brasileira.

Mas a cooperação não para por aí. Segundo Flavio Cardia, principal representante do Imperadores, até mesmo a organização do time está aberto para ajuda. "Com essa estratégia, estamos obtendo ótimos resultados", conta.

O trabalho é profissional. Tanto que o Imperadores conta com o apoio de uma parceria com uma agência de comunicação, a Que Mais. Ela será a responsável por captar recursos para a agremiação.

Ao falar sobre tática, Cardia é objetivo para evitar revelar segredos. Entretanto, ele adiantou algumas coisas, como o fato do entrosamento pesar na hora de definir a estratégia de jogo do ataque, que, pelo menos no início do torneio, deve focar a corrida. "Mas a idéia é de ter um time equilibrado o mais rapido possível", despista.

Característica típica dos times cariocas, a utilização de um strong safety bem perto dos linebackers, formando assim um esquema tático 4-4, deve estar presente também em campo. Entrentanto, por contar com atletas versáteis, Cardia não descarta variar a tática ao adversário, utilizando 3-4 ou 4-3 sem preconceito.

Agora é esperar para ver se o Imperadores conseguirão trazer para a prática a força e tradição dos cariocas na praia.

Nenhum comentário: