Divisão Norte
1º Corvos - 1-0 (100%) - +17
2º Valinhos Bears - 1-0 (100%) - +6
3º Metropolitan Locomotives - 0-0 (0%) - 0
4º Portuguesa Lions - 0-1 (0%) - -6
5º Santo André Sentinels - 0-1 (0%) - -17
Divisão Leste
1º Avaré Black Horses - 1-0 (100%) - +30
2º São Paulo Sharks - 1-0 (100%) - +7
3º São Paulo Spartans - 0-0 (0%) - 0
4º São Paulo Road Runners - 0-1 (0%) - -7
5º São Paulo Tigers - 0-1 (0%) - -30
Divisão Sul
1º Diadema Steamrollers - 1-0 (100%) - +37
2º Brasil Devilz - 1-1 (50%) - +21
3º Lacedemônia Imperatores - 1-1 (50%) - +10
4º São Paulo Phoenix - 1-1 (50%) - -11
5º Sampa Red Warriors - 0-2 (0%) - -91
Divisão Oeste
1º Silver Bullets - 2-0 (100%) - +72
2º Sorocaba Vipers - 1-0 (100%) - +2
3º SBC Grasshoppers - 1-1 (50%) - -8
4º São Paulo Storm - 1-1 (50%) - +47
5º Brasilândia Dragons - 0-2 (0%) - -79
30 abril 2008
Classificação Temporada 2008
Mais resultados
Na rodada de São Paulo, dois resultados esperados e uma surpresa: enquanto o Silver Bullets venceu o Lacedemônia Imperatores sem maiores problemas, por 30x00, e o Diadema Steamrollers atropelou o Brasilândia Dragons por 37x00, o São Paulo Phoenix surpreendeu e acabou levando a melhor sobre o SBC Grasshoppers por 14x02.
Popr conta do feriado, a próxima rodada da LigaFlag acontecerá no dia 11 de maio, com jogos na capital e Valinhos.
28 abril 2008
Storm e Vipers levam a melhor
A cidade de Sorocaba recebeu ontem dois jogos válidos pela terceira rodada da LigaFlag São Paulo. Enquanto o Sâo Paulo Storm não teve qualquer dificuldade para enfrentar o Sampa Red Warriors, por 51x00, o Sorocaba Vipers teve que suar muito para ganhar do Brasil Devilz por 15x13. Jogo este que só decidido nos instantes finais do quarto quarto, depois que o time do interior, mesmo perdendo por 13x06, conseguiu recuperar a bola e virar a partida.
O Jornal do Flag publicará mais informações sobre a última rodada dentro de instantes. Aguarde.
25 abril 2008
Oeste x Sul: Conferência Estadual em campo
No próximo domingo, dia 27, acontece a terceira rodada da temporada 2008 da LigaFlag Sâo Paulo. Com jogos em São Paulo e Sorocaba, a data entrará para a história da LPFA, já que pela primeira vez acontecerão partidas em dois locais diferentes. Em campo, as divisões Sul e Oeste se colocam frente a frente para os primeiros embates inter-divisão do campeonato.
A rodada em São Paulo acontecerá no CT da Portuguesa de Desportos, no Parque Ecológico do Tietê, zona norte da capital. Já o campo da universidade FACENS, receberá os jogos programados para Sorocaba.
São Paulo - 10h
Lacedemônia Imperatores x Silver Bullets
O jogo que abre a rodada coloca em campo as duas equipes que tiveram a melhor estréia até o momento. Quem for melhor na defesa deve levar a vitória, já que o ataque de ambos são extremamente fortes. A diferença está no método adotado: enquanto os Browns buscam muito o jogo corrido, as Balas de Prata abusam do jogo aéreo.
São Paulo - 12h
Diadema Steamrollers x Brasilândia Dragons
Os Homens de Preto, que na última temporada ficaram entre os quatro melhores, finalmente estreiam e trazem a campo um time recheado de reforços e estrelas. Para muitos, trata-se do melhor elenco da Liga e para-los será a ingrata missão dos Dragons, que no torneio já acumulam uma derrota. Como franco-atiradores, o time de Brasilândia não tem nada a perder. A obrigação é toda do Steam.
Sorocaba - 12h
Sampa Red Warriors x São Paulo Storm
Reds e Storm entram em campo pressionados. Ambos precisam da vitória para se recuperar. Mas somente uma equipe sairá vitoriosa. Eis o desafio que se apresenta para os dois times, que ainda demonstram precisar de evolução. Do lado do Red Warriors, pelo grupo reduzido, do lado do Storm, o grupo renovado.
Sorocaba - 14h
Brasil Devilz x Sorocaba Vipers
Os atuais campeões da LigaFlag São Paulo não poderiam ter uma estréia mais complicada. Logo de cara eles enfrentam o Brasil Devilz e terá que mostrar que podem manter o nível de jogo apresentado ano passado. Pelo lado dos Diabos Vermelhos, o jogo será de superação, já que a equipe enfretará os donos da casa com desfalques no time.
São Paulo - 14h
São Paulo Phoenix x SBC Grasshoppers
Se o Phoenix quiser ganhar do Grasshoppers precisará demonstrar mais calma do que na estréia e se preocupar mais com o jogo e a tática e menos com a arbitragem. Pelo lado dos Gafanhotos do ABC, a partida é essencial para provar que a vitória no primeiro jogo não foi por acaso. Será um confronto equilibrado e decidido nos detalhes.
24 abril 2008
Árbitros da rodada definidos
O Corpo Gestor divulgou hoje a escala de árbitros para a terceira rodada da temporada. Conheça os nomes:
Jogos no Parque Ecologico
Primeiro jogo: Imperatores x Bullets (10h)
William Zapparolli (Steamrollers) - Principal
Rafael G. Pacheco (Steamrollers) - Linha
Leonardo Rudas (Steamrollers) - Linha
Paulo Santos (Steamrollers) - Secundaria
Fabio Silva (Steamrollers) - Secundaria
Cones e Pirulitos - Phoenix
Segundo Jogo: Steamrollers x Dragons (12h)
Alez (Silver Bullets)- Principal
Daniel de Brito Prado Vieira (Silver Bullets)- Linha
Danilo Ribeiro Sarvas (Silver Bullets)- Linha
Rafael Yamamoto (Imperatores)- Secundaria
Fabio Loriggio (Imperatores) - Secundaria
Ricardo Figueiredo (Imperatores) - Pirulito
Wesley T C Oliveira (Imperatores)- cone.R
oberto Marinho Lima (Bullets) - cone
Terceiro jogo: Phoenix x Grasshopers (14h)
CG ou CA - Principal
Rafael Salla de Lima ( Dragons) - Linha
CG - linha 2
Felipe Augusto da Silva Barbosa ( Dragons) - Linha
Tiago Carlos Mogane ( Dragons) - Secundaria
Daniel D. Rondino ( Dragons) - Secundaria
Rafael de Souza Oliveira Lima ( Dragons) - Secundaria
Saulo Correa ( Dragons) - Pirulito
Vitor Araújo Fernandes ( Dragons) - Cones
Jogos em Sorocaba
Primeiro jogo: Red Warriors x Storm (12h)
Carlos Augusto Macedo Costa (Devilz) – Principal
Lucas Sivieiro (Devilz) – Linha
Ariel Vovchenko (Devilz) – Linha
Rodrigo Luis de Almeida (Devilz)– Secundaria
David Mantovani (Viper) – Secundaria
Cones e pirulitos pessoal de Sorocaba.
Segundo jogo: Devilz x Vipers (14h)
Leonardo Borges Sardinha (Storm) – Principal
Mario Lewandowski (Storm) - Linha
João Luiz Santos (Red Warriors) – Linha
Vinicius Gaspar (Storm) – Secundaria
Alan Gonzaga dos Santos (Storm) – Secundaria
Cones e pirulitos Pessoal do Red Warrios
23 abril 2008
Rodada transferida
Por conta de problemas com a confirmação da reserva do campo do São Paulo Athletic Club, o Corpo Gestor da LigaFlag informa que os três jogos que acontecerão na capital, no próximo domingo, dia 27.04, ocorrerão no Centro de Treinamento da Portuguesa e não mais no clube de rugbi. A ordem e horários dos jogos permanecem iguais. Os managers receberam ainda na manhã de hoje todas as informações referentes às mudanças. Já as duas partidas que acontecerão em Sorocaba, não sofreram alterações.
16 abril 2008
Rebaixamento é novidade em 2008
Uma das principais novidades da temporada 2008 da LigaFlag São Paulo é o fato do campeonato desse ano ter rebaixamento. As duas piores equipes (uma da conferência Paulista e outra da conferência Estadual) terão que disputar o Torneio Integração do ano que vem para garantir participação no torneio principal de 2009. Com a alteração, a LPFA pretende aumentar a qualidade não só do TP, mas também do TI, que é a porta de entrada para equipes e atletas novatos.
15 abril 2008
A pressa é inimiga da perfeição*
Após a realização das duas primeiras rodadas da temporada 2008 da LigaFlag São Paulo, já é possível perceber que o estilo de jogo da maioria dos times do campeonato não mudou em relação ao que se viu no ano passado: base muito forte no jogo de passes, dificuldade para caminhar com as jogadas de rotas curtas e médias e falhas repetidas no que diz respeito à cobertura de espaço na defesa.
Ao se avaliar os números preliminares das estatísticas, percebe-se que apesar dos placares até certo ponto elásticos - média de 42,87 pontos marcados por jogo - as equipes ainda apresentam pouca efetividade de conversão de first downs.
O resultado seria fruto da competência dos ataques ou da inoperância das defesas? Na verdade uma conjunção das duas obervações.
A vontade dos ataques em chegar à endzone adversária da maneira mais rápida possível faz com que invariavelmente as jogadas concentrem-se nas rotas de post, corner e até mesmo fly. Mas se por um lado é bom fazer pontos, por outro, as equipes abrem mão daquilo que é um dos pontos mais importantes do futebol americano: a posse de bola.
Quando Bill Walsh - treinador do San Francisco 49ers entre o fim dos anos 70 e início dos 80 - popularizou a chamada West Coast Offense (criada por Don Coryell, treinador do St. Louis Cardinals e San Diego Charges no início da década de 70), pensou justamente em uma maneira de reter a bola em suas mãos e ao mesmo tempo ganhar território de maneira consecutiva e pragmática.
Mas não basta querer utilizar a WCO. É preciso que as equipes da LigaFlag efetivamente melhorem o jogo corrido, hoje baseado sobretudo nas "trick plays", como reverses e toss. Pensar num livro de jogadas mais eclético e com um tom mais "conservador", certamente ajudaria no avanço.
Resta a estréia de pouco menos de um terço das equipes da Liga e o Jornal do Flag continuará acompanhando de perto o lado tático do jogo. Muito se tem a falar, portanto, fique ligado! Em breve abordaremos muito mais dos aspectos táticos defensivos.
* atualizada
Casa portuguesa com certeza. Mas digital
Seguindo os passos da maioria das equipes da LigaFlag São Paulo, agora foi a vez da Lusa Lions estreiar oficialmente seu site. O endereço traz as informações mais importantes sobre a equipe e elenco, além de notícias sobre os jogos e treinos, com direito à fotos e vídeos. Para acessar e conhecer a casa portuguesa digital desse que foi o primeiro time de flag criado a partir de um clube de futebol, acesse: http://www.lusalions.com
14 abril 2008
Vitória para uns e esperança de futuro melhor para outros
A LPFA realizou ontem a segunda rodada da temporada regular da LigaFlag São Paulo. Foram quatro partidas, todas ocorridas no centro de treinamento da Portuguesa de Desportos, localizada na zona norte de São Paulo. Destaque para as boas estréias das equipes do interior e o bom jogo mostrado principalmente por Santo André Sentinels e São Paulo Road Runners, que apresentaram times renovados, mas com ótimo entrosamento.
Jogo 1: Valinhos Bears 26x20 Lusa Lions
A Portuguesa iniciou bem o jogo, surpreendendo Valinhos. Com uma boa variação de jogadas, a Lusa dava indícios de que poderia surpreender. Porém, a falta de calma em momentos decisivos e com o apoio das corridas, fez com que os Ursos do interior se recuperassem e marcassem o primeiro ponto positivo na temporada, já na prorrogação. À Lusa resta treinar sobretudo o mental, para não deixar escapar de novo chances como essa.
Jogo 2: Corvos 35x18 Santo André Sentinels
Assim como ocorreu com a Lusa, o Santo André Sentinels mostrou evolução e começou o jogo tentando mostrar que poderia se mais forte que em 2007. Do lado do Corvos, a vontade era a de sempre, com bons avanços aéreos e algumas jogadas de efeito, mas a defesa passou quase todo o primeiro tempo dispersa. Com paciência e apoio de jogadas de corrida, os Crows se acalmaram e acabaram levando a melhor sobre os Rockers, que mostraram que precisam melhorar ainda na proteção ao quarterback.
Jogo 3: Avaré Black Horses 36x06 São Paulo Tigers
Avaré mostrou competência no jogo de passes longos e aproveitando-se de uma falha na cobertura da secundária do Tigers levou para o interior a primeira vitória do time. Apesar do resultado, Avaré apresentou falhas, sobretudo na variação de jogadas, que precisam ser corrigidas. Aos Dentes-de-Sabre resta treinar e melhorar no ponto negativo do time até agora: a recepção de bolas.
Jogo 4: São Paulo Sharks 25x18 São Paulo Road Runners
Assim como aconteceu na temporada passada, o Sâo Paulo Sharks somente garantiu a vitória nos últimos minutos do jogo, após estar perdendo o jogo por 18x06. Com o grupo recheado de caras novas, os Tubarões precisam melhorar, se querem chegar bem aos playoffs. Pelo lado do Road Runners, apesar da derrota, a perspectiva não é tão ruim. Com ótimo jogo corrido e passes precisos nas rotas internas para os tigh ends, a equipe mostrou maior coesão e potencial para surpreender.
11 abril 2008
Portuguesa recebe segunda rodada da LigaFlag 2008
Acontece no próximo domingo, a partir das 10h, no Centro de Treinamento da Portuguesa de Desportos, localizado na zona norte de São Paulo, a segunda rodada da LigaFlag São Paulo 2008. Serão quatro partidas envolvendo os times das divisões leste e norte, ambas da conferência Paulista. A entrada é franca
Tudo começa com o embate entre Valinhos Bears e Portuguesa Lions, que faz sua estréia no torneio principal, depois de um bom começo no TI. Já a equipe do interior chega para o jogo com o elenco totalmente reformulado e precisando que o jogo corrido funcione mais do que no ano passado, quando por ineficiência acabou sobrecarregando o ataque aéreo da equipe.
Na segunda partida do dia, que tem horário de início previsto para às 12h, coloca frente a frente Corvos e Santo André Sentinels. Enquanto a equipe do ABC luta para demonstrar um jogo melhor do que o apresentado no ano passado, o adversário é mais um time que chega como incógnita e com boa parte do roster renovado. No escuro, o mínimo que se deve esperar é um jogo muito pegado entre Crows e Rockers.
A partir das 14h, São Paulo Tigers e Avaré Black Horses fazem aquele que deve ser o jogo mais disputado da rodada. Enquanto os Dentes-de-Sabre precisam mostrar que as baixas no elenco não farão falta, o time do interior aparece como uma boa surpresa, já que no TI foi o melhor time do campeonato.
Fechando a rodada, a partir das 16h, entram em campo São Paulo Sharks e São Paulo Road Runners. Os tubarões iniciam a caminhada na temporada em busca de um posição de mais destaque do que no campeonato passado, quando fecharam a participação apenas no oitavo lugar. Já o Road Runners quer mostrar que não é um time à beira do fim.
10 abril 2008
Divulgada a escala de arbitragem da rodada 2
A LPFA divulgou a escala de arbitragem para a segunda rodada da LigaFlag São Paulo 2008. O Corpo Gestor reitera a importância dos árbitros escalados chegarem uma hora antes do início agendado para a partida. Segue a escala:
Jogo 1 - Bears X Lusa (10h)
P: Rodrigo Sabato - Corvos
L1: Daniel Medeiros - Corvos
L2: Renato Gallego - Sentinels
S1: Renato Sabato - Corvos
S2: Luigi Angelis - Sentinels
C1: Lucas de Medeiros - Corvos
C2: Guilherme Dias - Sentinels
Pirulito: Cláudio Amaral - Sentinels
Jogo 2 - Corvos X Sentinels (12h)
P: Marcelo Dexter - Bears
L1: Rafael Ferrante - Lusa
L2: Fabiano Silva - Bears
S1: Bruno Bueno - Lusa
S2: Sérgio Guimaraes - Bears
Cone1: Cesar Martins - Lusa
Cone2: Tiago Fernandes - Bears
Pirulito: Jonathas Perroni - Lusa
Jogo 3 - Tigers X Black Horse (14h)
P: Marcus Santos - Sharks
L1: Fernando Takai - Sharks
L2: João Carlos Lazarin - RR
S1: Felipe Moura - Sharks
S2: Diego Oliveira - RR
Cone1: Vitor Souto - RR
Cone2: Rodolfo Pinto - RR
Pirulito: Ilan Fiszbejn - Sharks
Jogo 4 - Sharks X Road Runners (16h)
P: Edison Borges - Tigers
L1: Miguel de Castro - BH
L2: Julio Cesar Esteves - Tigers
S1: Roberval Maciel - BH
S2: Rodrigo Pineda - Tigers
Cone1: Luiz Henrique Silva - BH
Cone2: Felipe Holanda - Tigers
Pirulito: Larri Mignoni Jr. - BH
08 abril 2008
Devilz lança site
O Brasil Devilz tem casa nova na internet. Uma das equipes mais tradicionais do futebol americano brasileiro colocou no ar o site http://www.devilz.com.br e disponibiliza ao usuário matérias, fotos, vídeos e todas as informações referentes ao grupo. Vale a pena conferir!
07 abril 2008
LigaFlag dá o chute inicial na temporada
A temporada 2008 da Ligaflag São Paulo começou ontem do jeito que os fãs do futebol americano gostam: pegando fogo. Foram quatro partidas muito disputadas e um ótimo "aperitivo" para mostrar a dimensão do que vem por aí. A rodada aconteceu no SPAC, localizado na zona sul de São Paulo, e ofereceu as melhores condições para os confrontos.
Quem abriu o campeonato foi o Silver Bullets e o Brasilândia Dragons, que apesar do bom primeiro quarto, não foi páreo para os Buckeyes, que venceram com folga pelo placar de 42x00. Destaque para o bom jogo de passe das Balas de Prata. Independentemente da derrota, os dragões mostraram que podem crescer na competição.
Também pela divisão oeste, SBC Grasshoppers e São Paulo Storm fizeram um jogo tenso, com algumas reclamações de lado a lado. Beneficando-se do maior entrosamento, os gafanhotos do ABC iniciaram a temporada com o pé-direito e levaranm a melhor, com o placar de 16x12. À Tempestade restou o bom desempenho da maioria dos novatos, que estreiaram num jogo oficial e mostraram ter bastante potencial.
Quem teve um jogo tranquilo e sem sobressaltos foi o Brasil Devilz. Mesmo com o São Paulo Phoenix apresentando bastante garra e competitividade, os demônios vermelhos foram superiores e levaram o placar por 35x12.
Fechando a rodada estiveram em campo Lacedemônia Imperatores e Sampa Red Warriors. Mesmo com a raça de sempre, os Reds acabaram sendo suplantados pelo bom jogo corrido dos Browns, que fecharam o jogo por implacáveis 40x00.
Destaque ainda para o primeiro touchdown convertido pelo running back Yamamoto, que apesar de ser um dos mais promissores jogadores da Liga desde a temporada passada, ainda não havia conseguido converter seus primeiros seis pontos.
A LigaFlag prossegue no próximo domingo, com mais quatro jogos, dessa vez no CT da Portuguesa, localizado na região do Parque Ecológico.
03 abril 2008
LigaFlag 2008 começa domingo
No próximo domingo, dia 06 de abril, será dada a largada para a temporada 2008 da LigaFlag São Paulo. A rodada contará com oito equipes em campo, iniciando aquele que promete ser o torneio mais equilibrado e disputado da história. O campeonato desse ano contará com 20 participantes - quatro a mais do que o ano passado - e com algumas importantes mudanças, que passam pelas regras, número de jogos (oito ao total, contra cinco de 2007) e cruzamentos entre times de mesma conferência, mas divisão diferente.
A primeira rodada acontecerá no São Paulo Athletic Clube (SPAC), localizado na zona sul da capital paulista, a partir das 10 horas da manhã.
Os jogos:
- 10h: Silver Bullets x Brasilândia Dragons
- 12h: São Paulo Storm x SBC Grasshoppers
- 14h: Brasil Devilz x São Paulo Phoenix
- 16h: Sampa Red Warriors x Lacedemônia Imperatores
Você acompanhará cada detalhe da LigaFlag 2008 aqui, no Jornal do Flag.