21 março 2007

Coluna: Fala Juiz

A partir de hoje os leitores do Jornal do Flag poderão acompanhar a coluna Fala Juiz. Com atualização todas às quartas-feiras, o espaço pretende discutir, analisar e explicar as principais regras do flag football 8x8. Ainda neste espaço, os leitores encontraram sempre explicações sobre termos utilizados durante o jogo e na própria regra.

Para esta primeira edição, a regra a ser discutida será a que envolve o empate. A explicação chega em momento bom, já que se observa um grande equilíbrio entre as equipes que disputam o Torneio Integração. A partida entre Valinhos Bears e Carcarás de Barretos foi um bom exemplo disso.

O empate é definido na regra de número 5. Segundo ela, o resultado é permitido e gera uma prorrogação de dez minutos. A posse de bola é definida pelo "cara e coroa".

A partir disso, o tempo corre normalmente, sem qualquer interrupção, a não ser por inversão na posse da bola. A primeira equipe que obtiver qualquer ponto vencerá a mesma por morte súbita.

Caso as duas equipes terminem os dez minutos da prorrogação ainda empatadas, a arbitragem declarará o empate, sem que nenhum dos times leve o ponto pela vitória.

Qual o significado?

Tackle: Retirada da flag ou saída de campo com a bola dominada;

Touchback: Quando um chute de reposição de bola (punt ou kickoff) ao adversário é muito longo e atinge a endzone de quem está recebendo, diz-se que há um touchback. A equipe que recebeu a bola vai começar seu novo Drive da sua linha de 5 metros.

2 comentários:

Eu disse...

O que seria um "toss"?!?!?

Daniel Miura disse...

Hugo, "toss" é uma espécie de passe lateral que o quarterback pratica para o receiver ou running back.