28 novembro 2007

Grasshoppers quer exorcizar o Devilz

O São Bernardo Grasshoppers pode ser considerado um time com pouca sorte. Deixou a vaga para a LigaFlag escapar no apagar das luzes do TI2007, caiu na divisão mais difícil e equilibrada do torneio, perdeu jogos em momentos polêmicos nos últimos segundos de jogo e mesmo conseguindo a classificação para o wild card, enfrentará o Brasil Devilz, melhor campanha entre os times que disputarão o primeiro round dos playoffs.

Mas ao que parece, mesmo aos trancos e barrancos, o time do ABC paulista pretende continuar nadando contra a corrente. Exemplo disso foi a exibição de gala do último domingo, frente ao São Paulo Sharks. Esbanjando força, agilidade e precisão, o Grasshoppers mostra que pode se consolidar como a grande zebra do torneio, já que faturou uma vaga dada como impossível por muitos.

O foco agora será como surpreender a poderosa secundária dos diabos vermelhos, que consolidou-se durante a temporada regular como uma das melhores de toda Liga. Além disso, ao Brasil Devilz não faltam armas: ótimo jogo de passes e corridas, além do entrosamento do grupo, que mantém a base há mais de quatro anos.

Mas o Devilz terá que controlar seu maior adversário: o nervosismo. O time tende a perder a cabheça com facilidade e as reclamações podem por tudo a perder. Será preciso muito suor, garra e suco de maracujá para levar a vitória para casa. Ao Grasshoppers, que teve tanto azar até agora, talvez água benta surta efeito.

27 novembro 2007

Sharks e Tigers: tradição versus realidade

Se o confronto entre São Paulo Tigers e São Paulo Sharks acontecesse até a temporada 2006 da LigaFlag, dez entre dez pessoas não arriscariam nada e apontariam os tubarões como franco-favoritos. Mas como a regra tem sempre a exceção, 2007 trouxe uma nova realidade. Melhor campanha para o wild card entre os times da conferência Paulista, os dentes-de-sabre sabem que chegou sua hora e que a vitória só depende do seu esforço coletivo.

E é justamente na força de seu grupo que o Tigers tem tudo para mostrar que ele é mais do que uma grata surpresa. Mesmo pecando um pouco ainda pela falta de experiência de parte do grupo, é inegável que os dentes-de-sabre evoluíram demais durante a temporada e o jogo parece fluir fácil dentro das quatro linhas.

Já o São Paulo Sharks, que só chegou aos playoffs por conta da vitória sobre o Road Runners - o que lhe garantiu vantagem no desempate por confronto direto - ainda se preocupa com aquilo que se tornou uma assombração: quem estará em campo? Os novatos ou os veteranos? Nem mesmo os tubarões conseguem responder as questões e tudo parece ficar para a última hora.

O que resta é esperar por um jogo decidido nos detalhes, com a balança pendendo para o lado do Tigers. Desde que os nervos estejam no lugar e o foco no jogo e não na reclamação.

26 novembro 2007

Confrontos de wildcard definidos

Foram definidos os confrontos de wildcard dos playoffs da LigaFlag 2007. Após três meses de muitos jogos, oito equipes lutarão agora pela sobrevivência no torneio, buscando o título da LPFA. Dos times envolvidos no primeiro round dos playoffs, seis deles já se encontraram em campo esse ano. Será uma ótima chance para os que ganharam ratificarem suas posições e para os que perderam mostrarem que tudo não passou de um acidente.

A Jornal do Flag fará essa semana um especial sobre o quem é quem, favoritos, zebras e previsões do wildcard. Não perca.

Conheça os confrontos definidos:
São Paulo Tigers x São Paulo Sharks
Brasil Devilz x SBC Grasshoppers
Silver Bullets x Sâo Paulo Storm
Valinhos Bears x Corvos

LigaFlag 2007 fecha temporada regular

Cinco partidas fecharam a temporada regular da LigaFlag 2007, ontem, em Sorocaba. Os jogos aconteceram no campo da Universidade Facens. Não faltou emoção e muita garra das equipes, já que elas disputavam as últimas vagas nos playoffs do torneio.

Os resultados foram:

Sorocaba Vipers 60x06 SP Road Runners
São Paulo Sharks 06x28 São Paulo Tigers
São Paulo Storm 28x21 Valinhos Bears
São Paulo Sharks 06x36 SBC Grasshoppers
Metropolitan Locomotives 54x00 Sampa Red Warriors

Não deixe de conferir, em breve, todos os detalhes desta rodada.

19 novembro 2007

Players of the Week - Semana 9

Melhor jogador de ataque
#10 - E. Duda - Silver Bullets
Wide Receiver
Recepções: 6/3
TDs: 3


Melhor Jogador de Ataque II
#22 - R. Melati - São Paulo Spartans
Running Back
Recepções: 6/6
TDs: 2
Corridas: 8


Melhor Jogador de Defesa
#13 - Robertto Spinelli - São Paulo Spartans
Linebacker
Tackles: 6
Sacks: 1
Interceptação:1
Tips: 1

16 novembro 2007

Sorocaba receberá LigaFlag


A LPFA definiu ontem os últimos detalhes para a décima rodada da temporada regular da LigaFlag 2007, que acontecerá na Universidade Facens, em Sorocaba, no próximo dia 25. Será a primeira vez que uma rodada completa será realizada no interior de São Paulo. Ao todo serão cinco partidas, que definirão as últimas vagas para os playoffs.

A Facens (http://www.facens.br/) fica no Km 1,5 da Rodovia José Ermírio de Moraes, conhecida por Castelinho. A viagem, para quem sairá de São Paulo, deve durar cerca de 45 minutos. O local contará com infra-estrutura de vestiários, lanchonete, restaurante e estacionamento para os atletas.
O campo que receberá os jogos é gramado e conta com infra-estrutura para torcida e imprensa.

Os jogos
9h: SBC Grasshoppers x São Paulo Sharks
11h: Sampa Red Warriors x Metropolitan Locomotives
13h: Valinhos Bears x São Paulo Storm
15h: SP RoadRunners x Sorocaba Vipers
17h: São Paulo Sharks x São Paulo Tigers

12 novembro 2007

Rodada emocionante na disputa pelas vagas dos playoffs

Oito times com a faca na boca. Este foi o espírito apresentado pelas equipes que participaram da décima rodada da temporada regular da LigaFlag 2008, no último domingo, no campo do XI de Agosto, na região do Ibirapuera, em São Paulo. Enquanto Diadema Steamrollers não teve qualquer dificuldade para praticamente definir sua posição como melhor campanha da conferência Estadual, Brasil Devilz e Silver Bullets suaram para garantir suas posições nos playoffs, assim como Valinhos, que ainda possui um jogo a disputar.

Mesmo matematicamente desclassificados, o Lacedemônia Imperatores não deu sossego aos Ursos de Valinhos, ainda mais por conta das condições do campo, que acabaram por nivelar por baixo o embate. Melhor sorte para o time do interior, que venceu os Browns por 07x06.

Quem também não teve vida fácil foi o Silver Bullets, que numa partida decidida somente no último segundo, acabou com a invencibilidade do São Paulo Spartans, que chegou a estabelecer vantagem no placar com pouco menos de quarenta segundos para o fim de jogo. Sem dúvida foi o encontro mais emocionante da LigaFlag 2007, com todos os ingredientes para uma verdadeira épopéia grega, como não poderia ser diferente, já que envolveu os espartanos. Placar final: 23x22 para as balas de prata.

Brasil Devilz e Corvos não deixaram por menos e mostraram força e equilíbrio na partida que encerrou suas participações na temporada regular do campeonato. Mesmo saindo perdendo, os diabos vermelhos souberam administrar melhor o tempo e fecharam o placar com 19x12 a seu favor.

Quem não tomou qualquer conhecimento do adversário, foi o Diadema Steamrollers, que atropelou o Santo André Sentinels por 44x08. Mesmo com o ataque dos All Blacks deixando a desejar, a defesa mostrou segurança e bem postada garantiu os pontos necessários para a vitória.

A Liga para no próximo fim de semana por conta do feriado de 15 de novembro e volta dia 25, com a última e decisiva rodada, que acontecerá em Sorocaba, interior de São Paulo, casa do Vipers.

07 novembro 2007

Conselho de managers discutem temporada 2008

Na última sexta-feira, dia 02.11, o conselho de managers da LPFA-LigaFlag São Paulo reuniu-se para a primeira reunião geral, a fim de definir diversos pontos importantes para a organização de liga como um todo, além da temporada 2008. Acertou-se também detalhes acerca do draft e do Torneio Integração do próximo ano.

A principal novidade fica por conta da inclusão de mais quatro equipes na LigaFlag. As vagas serão colocadas em disputa em um Torneio a ser realizado no primeiro semestre do ano que vem, mas num formato mais simples e rápido do que o deste ano.

Outra alteração fica por conta do calendário do torneio principal, que se estenderá por mais tempo, fazendo com que as rodadas tenham menos jogos e atraiam um número maior de espectadores.

Discutiu-se ainda a criação de novos cargos no Comitê Gestor e a efetivação de grupos de trabalho para gerenciar cada área, incluindo nessas as divisões que desenvolverão projetos pedagógicos e sociais.

A próxima reunião geral de managers deve acontecer em cerca de quarenta dias e definirá pormenores do calendário e do trabalho a ser desenvolvido para o próximo ano.

01 novembro 2007

Os números escolhem os melhores

Dentro de uma partida, vários quesitos são levados em conta para se definir o quão essencial foi um atleta para sua equipe. Num jogo de flag, mesmo sem dar um tackle ou receber uma bola sequer, um jogador pode ser efetivamente o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de todo um time.

Mesmo que existam métodos subjetivos de avaliação, a LigaFlag e seu grupo de controle e estatísticas optou por tentar definir métodos práticos e claros de avaliação para cada uma das posições, baseando seu ranking na ciência exata, ou seja, na matemática. Mesmo que fiquem de fora aspectos subjetivos, não se deve meniosprezar a força dos números.

Levando em consideração os detalhes técnicos de cada uma das posições de ataque e defesa, bem como pontos marcados e sofridos, a LPFA criou, para deleite até mesmo de guards e centers - que até este momento não figuravam nas estatísticas da Liga - ratings específicos que funcionarão como rankings matemáticos para todos os times do campeonato.

Segundo o grupo que desenvolveu o estudo, as fórmulas utilizadas foram baseadas na que é usada para os quarterbacks, onde quanto maior a efetividade do atleta, maior o índice alcançado. Os números alcançados nas stats mais importantes de cada posição também influenciarão diretamente o número, já que terão pesos diferenciados. Por exemplo: enquanto a fórmula de running backs dá peso maior para os touchdowns de corrida, o ranting de conrerbacks é varíavel para cima ou para baixo confoirme suas interceptações e tips.

Confira agora o top 5 em cada posição, levando-se em conta apenas atletas que participaram de duas ou mais partidas na posição:

Quarterbacks
1º Cauê Martins - Diadema Steamrollers - 106,9
2º Murilo Mummu - Brasil Devilz - 92,0
3º Vinny - Metropolitan Locomotives - 82,8
4º Vidal - Valinhos Bears - 81,5
5º Rodrigo 3D Vergilli - 81,0

Running Backs
1º Gui Beliero - Metropolitan Locomotives - 925,7
2º Cowboy - SP Road Runners - 428,0
3º Bruno Melati - São Paulo Spartans - 399,8
4º Nilsteroy - Sampa Red Warriors - 298,17
5º Murilo - Corvos - 267,25

Wide Receivers
1º Rodrigo Kal-El Luis - Brasil Devilz - 201,52
2º Eduardo Duda - Silver Bullets - 102,41
3º Shay Coker - Silver Bullets - 71,10
4º Paulinho Santos - Diadema Steamrollers - 67,52
5º Tails - São Paulo Storm - 61,67

Tight Ends
1º Marcel - Sorocaba Vipers - 110,55
2º Cesar V8 Bononi - Metropolitan Locomotives - 70,67
3º Leandro Giometti - Brasil Devilz - 64,81
4º André Galinskas - Silver Bullets - 40,00
5º Cabelo - São Paulo Storm - 38,57

Ofensive Line
1º Metropolitam Locomotives - 690
2º Sorocaba Vipers - 655
3º Corvos - 605
4º Silver Bullets - 520
5º Brasil Devilz - 505

Defensive Ends
1º CV - SP Road Runners - 23,71
2º Gallo - Metropolitan Locomotives - 22,84
3º Fazio - São Paulo Spartans - 22,49
4º Pacheco - SP Road Runners - 21,89
5º Peter - São Paulo Spartans - 20,15

Linebackers
1º Gouvea - São Paulo Storm - 81,36
2º Rodrigo Melati - São Paulo Spartans - 59,50
3º Julio - Santo André Sentinels - 56,76
4º Fino - SBC Grasshoppers - 49,56
5º Tozzatto - Metropolitan Locomotives - 48,60

Cornerbacks
1º Cabeção - Metropolitan Locomotives - 36,94
2º Porto - São Paulo Spartans - 25,30
3º Paulo Munuera - Metropolitan Locomotives - 23,81
4º Angelis - Santo André Sentinels - 20,27
5º Bruno - SBC Grasshoppers - 19,82

Safetys
1º William Zappa - Silver Bullets - 36,84
2º Gun - SP Tigers - 34,05
3º Matias Argentino - Diadema Stemarollers - 29,98
4º Cowboy - SP Road Runners - 29,64
5º Schinaider - Valinhos Bears - 23,58